Este blog contêm comentários sobre as aulas de dança com os alunos da Educação Infantil II, a partir das experiências do estágio supervisonado do curso de graduação de Educação Física da ESFA.

domingo, 4 de dezembro de 2011

PLANOS DE AULAS APLICADOS NO ESTÁGIO

PLANO DE AULA


Ø  1° AULA

Conteúdo: Dança
Tema: Diagnóstico
Objetivo: Conhecer os alunos.
Métodos: Dinâmica.
Atividades: Colocar a turma em círculo, entregar a cada um, um balão e pedir para que eles pensem em coisas boas relacionada a dança que eles gostariam que acontecesse nas aulas, e  vai enchendo o balão, logo após todos os alunos ter enchido, as crianças vão abraçar o coleguinha que estiver com a cor diferente do seu balão e falar tudo o que eles pensaram sobre dança, e depois que ambos falaram, eles devem trocar os balões. Após a troca as crianças vão estourar os balões, sentando em cima dele (balão). Longo em seguida pedirei as crianças para que olhem debaixo de seus bumbuns, pois ali vão encontrar figuras que nortearam questões sobre a dança. Criando assim um grande diálogo sobre dança.
Recursos: Balões, som, cd
Avaliação: Debate sobre as figuras.
Observações: Levar balões sobrando para que, as crianças possam levar embora



PLANO DE AULA


Ø  2° AULA

Conteúdo: Dança
Tema: Lambada
Objetivo:
  • Compreender a história da Lambada
Métodos: Debate, vídeo
Atividades: Levar os alunos para a sala de vídeo, pedir aos alunos para que sentem no tapete, e mostrar um vídeo sobre a história e a origem da Lambada. Logo após começar um debate sobre o vídeo, com questões sobre a Lambada.
Recursos: DVD, Televisão
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......                                                             


Observações: Disponibilizar antecipadamente a sala de vídeo para a sua utilização.




PLANO DE AULA


Ø  3° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Lambada
Objetivos:
  • Desenvolver os movimentos da lambada
Métodos: Aula Prática
Atividades: Ensaiar a música Lambada da Alegria do grupo Trem da Alegria, desenvolvendo os movimentos da lambada aprendido na teoria.
Recursos: Som, Cd, saias de tecidos.
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......


Observações: Esta dança será utilizada na Noite Cultural da escola.




PLANO DE AULA


Ø  4° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Dança Moderna
Objetivo:
·         Identificar os movimentos da dança moderna
·         Praticar os movimentos da dança moderna
Métodos: Aula prática, Vídeo
Atividades: Levar os alunos para a sala de vídeo pedir para todos sentarem no chão, e passar um vídeo contendo um grupo dançando dança moderna, e depois ligar o cd e começar a realizar alguns movimentos utilizando baldes, com os alunos, parando para explicar os movimentos mais fáceis para a faixa etária.
Recursos: DVD,Televisão, som, cd
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......


Observações: O filme será pausado se necesario para um bom entendimento dos alunos.




PLANO DE AULA



Ø  5° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Dança Moderna
Objetivo:
·         Praticar os movimentos da dança moderna
Métodos: Aula prática

Atividades: Ensaiar a música O Mundo Encantado de um Palhaço desenvolvendo os movimentos da dança moderna aprendido na teoria.

Recursos: DVD,Televisão, som, cd, baldes
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações: Os baldes serão providenciados antecipadamente.




PLANO DE AULA


Ø  6° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Frevo
Objetivo:
·         Identificar os movimentos do Frevo.
·         Praticar os movimentos do Frevo.
Métodos: Aula prática, Vídeo
Atividades: Levar os alunos para a sala de vídeo pedir para todos sentarem no chão, e passar um vídeo contendo um grupo dançando o frevo, e depois ligar o cd  e começar a dançar o frevo com os alunos, parando para explicar os movimentos mais fáceis para a faixa etária.
Recursos: DVD,Televisão, som, cd
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:
FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações: O filme será pausado se necesario para um bom entendimento dos alunos





PLANO DE AULA


Ø  7° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Frevo
Objetivo:
·         Praticar os movimentos do frevo.
Métodos: Aula prática
Atividades: Levar os alunos para a sala de vídeo, pedir para todos encostarem na parede, colocar cada um em lugares diferentes, e ensaiar a música Me segura se não eu Caio de Alceu Valença, desenvolvendo os movimentos do frevo aprendido na teoria, explicando os movimentos mais fáceis para a faixa etária.

Recursos: DVD,Televisão, som, cd
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:
FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações: Esta dança não será utilizada na Noite Cultural da escola.




PLANO DE AULA


Ø  8° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Lambada e Dança Moderna
Objetivo: Praticar os movimentos da lambada e da dança moderna.
Métodos: Ensaiar
Atividades: Levar a turma para o salão e elaborar um ensaio sobre a lambada e a dança moderna.
Recursos: Som, Cd
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:
FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações:  Estas danças serão utilizadas na noite cultural da escola.





PLANO DE AULA


Ø  9° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Lambada, dança moderna e frevo.
Objetivo:
·         Desenvolver os movimentos da lambada, dança moderna e frevo.
·         Discutir os movimentos da lambada, dança moderna e frevo.
Métodos: Apresentação, vídeo
Atividades: Convidar as outras turmas para assistir, e arrumar os alunos para apresentação das danças ensaiada na aula anterior. E logo após a apresentação das crianças, mostrar o vídeo da apresentação deles e provocar um debate sobre o que eles aprenderam, e o que acharam.
Recursos: som, cd, dvd, televisão
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações: Avisar a diretora sobre a apresentação antecipadamente, o vídeo utilizado será da apresentação dos próprios alunos.




PLANO DE AULA



Ø  10° AULA

Conteúdo: Dança             
Tema: Diversidade
Objetivo:
·         Construir um mural.
·         Reconhecer as danças através das fotos.
Métodos: Construção de Mural
Atividades: Construir cartazes com fotos da apresentação final das danças, onde a criança se localizará no cartaz, e logo após colocar no mural da escola.
Recursos: Revistas, Cartolina, Cola, Tesouras sem pontas
Avaliação: Será utilizado ficha de avaliação, com os seguintes critérios:
FICHA AVALIATIVA DO ALUNO – EDUCAÇÃO FÍSICA
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”
Nome:……………………………………………………………….Ano: 2011
Turma: Educação Infantil II
Conhecimento privilegiados
Alcançado
Alcançado parcialmente
Não Alcançado
Participa de diferentes atividades corporais.



Tem atitudes de cooperação, solidariedade respeito mútuo com os colegas.



Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.



Tem capacidade de concentra-se  em atividades que requerem concentração.



Participa de atividades cantadas



Demonstra competencia de movimiento nas atividades que envolvem ritmo, equilibrio e coordenação.



Observações e considerações importantes:……………………………………………. ………………………………………………………………………………………………..………………………………………………………………………………………………..……………………………………………………............................................................
Assinatura da professora:…………………….......

Observações: Levar uns saquinhos de balas para dar as crianças como despedida das aulas.

3 comentários: